expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Colunista:

Colunista:

domingo, 4 de dezembro de 2016

Ensaio Sobre a Polaridade Política



Já foi mais do que desvendada a relação existente entre as propagandas que aparecem na "sua" internet e alguma pesquisa ou acesso feito anteriormente por você. É a publicidade chamada de "remarketing" e que  promete mostrar apenas anúncios que realmente interessam a cada usuário de maneira específica ou individualizada, feitos por meio dos chamados “cookies” ou arquivos de texto que os sites depositam em cada máquina, indicando que aquele usuário já acessou determinada página.  

Ok, tudo bem. Novos tempos , novas demandas, novas formas de comércio e propaganda. Até aí, realmente , tudo bem.

Mas o que isso tem a ver com a polaridade política por que passamos? 

Tudo ! Exatamente tudo ! Ao menos é o que  vejo.

Já reparou no quanto é difícil - para não dizer impossível - tentar convencer um “coxinha”(direita) a , ao menos, escutar os argumentos do “mortadela”(esquerda) e vice-versa?
 
Pois é... até amizades e relacionamentos têm sido desfeitos , provocados por esta polaridade política entre esquerda e direita. Eu mesma já decidi não me relacionar com gente de direita... inclusive amizades...E algo me diz que a internet e  esta seleção de conteúdos, feita por meio de nossos acessos, está diretamente relacionada a isso.

Se você buscou por algo na net , leu um texto recebido ou viu um vídeo qualquer  de ideologia de direita ou  de esquerda, você começará a ser bombardeado – apenas - por conteúdos afins, ou seja, será  levado(a) , como num redemoinho, a ficar circunscrito(a)  a somente um lado das coisas e a não perceber nada que venha do contrário.

Ainda que pareça óbvio seu reverso,  você não conseguirá ver ...   ...como os índios na praia quando do descobrimento do Brasil que , a princípio , supõe-se ,  não teriam visto a aproximação das caravelas (porque não conheciam caravelas...), você também não enxergará...

Precisa de exemplos? Vamos lá: estamos vivendo uma manipulação óbvia da mídia (o quarto poder), mas alguns não apenas não enxergam como classificam como uma afirmação absurda.

Convivemos recentemente com  UM GOLPE ; uma guerra híbrida ; o fascismo à nossa volta; a ameaça de perda de nossa incipiente democracia ; a perda de direitos trabalhistas;  desinformação midiática sem precedentes ; abandono da constituição com base em “teorias do fato” sem  provas e com prisões midiático-arbitrárias ;  juízes egóico -midiáticos, encenando uma falsa justiça...  ....    ....mas tem gente que ainda não enxerga... Vive em seu mundinho maniqueísta, formatado por “cookies” , “remarketings” e muita falta de coragem de pensar diferente da massa e uma enorme inércia mental.


Bem, isso é só um tímido ensaio sobre algo que realmente  ando vendo dentro do velho esquema : "Dividir para Governar!" .

Mas , que fatiazinha  fina de mortadela sou euzinha na fila do pão, não é mesmo?


Fonte-vídeo:



Mary  Lúcia  Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.