expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Colunista:

Colunista:

domingo, 10 de julho de 2016

Bode Expiatório.



Em tempos imemoriais em que ler era prerrogativa de poucos , a imagem seria um recurso altamente consistente e , recorrer então a símbolos tão significativos,  garantiria uma extensa  compreensão ; o que hoje conseguimos fazer com um simples texto...


“No primeiro aeon,eu era o Grande Espírito
No segundo aeon,Homens conheceram-me como o Deus Chifrudo, Pangenitor Panphage
No terceiro aeon,Eu era o Nigérrimo,o Diabo
No quarto aeon,os Homens não me conheciam,porque eu sou o Escondido
Neste novo aeon,Eu apareço ante a ti como Baphomet
O Deus anterior a todos os Deuses,aquele que perdurará até o fim daTerra.”
( Peter J. Caroll: Liber Null Psychonaut).

Gostaria de me definir como uma criatura corajosa , entretanto , coragem não é o que precisamente me define. Mas sou muito curiosa, e essa procura nata em saber, em conhecer, tem me levado a situações em que a coragem que me falta esteja sendo naturalmente substituída  pela curiosidade e , ao final e ao cabo, flertando com a coragem que só o conhecimento pode trazer. Às vezes,o assustador é apenas o ignorado;ou o não sabido, ainda. O desconhecimento pode agigantar o medo e impedir o crescimento.

Dogmas ,ideologias e preconceitos, sempre contaram com este medo para continuarem existindo. O medo e o desconhecimento construíram ,inclusive, grandes religiões... É o que acontece , por exemplo, com a figura aterrorizante do diabo ou  "o maligno" ,  presente em quase todas as culturas e crenças religiosas. Embora pareça um contrassenso , retire o demônio da maioria das religiões e você terá acabado com todas elas.

Em nossa sociedade, hoje e sempre, quando se objetiva destruir algo ou alguém, por vezes basta demonizá-lo, associando-o , especialmente com frequente repetição, à figura do "coisa ruim".  Aliás, a "morada do capeta",  ou o inferno , por exemplo, parece ser coisa séria em todas as culturas , pois todas as religiões têm o seu inferno particular. Para os antigos gregos,era o tártaro (pior região do hades, o mundo do além). Os hebreus chamavam-no de gehenna.  Os muçulmanos ,até hoje ,referem-se a ele com uma palavra parecida: jahanna. No hinduísmo, inferno é naraka - termo usado também no budismo, mas com outra acepção: a de "seres infernais". 

E foi assim, tentando desconstruir o "coisa ruim" em minha vida, que me deparei com uma figura mitológica : Baphomet. Em outros tempos, teria não apenas me tirado o sono como me impactado bastante e negativamente.  Criatura altamente simbólica, com cabeça de bode e corpo  humano, apresentando tanto características femininas quanto masculinas ,simbolizando na verdade o bem e o mal,  luz e  trevas,  céu e  terra,  feminino e masculino.

Por apresentar chifres,como a imagem fabricada por várias religiões para a figura do diabo,personificação religiosa para o mal, Baphomet é erroneamente associado ao demônio, inclusive pelos satanistas ; o que também acabou por desprestigiar as ciências ocultistas com tais associações. Para a maioria das pessoas- influenciáveis ora pela religião, ora por hollywood ; quiçá  por ambas - tal figura acabaria parecendo  mesmo apavorante. Entretanto, sem a ameaça do comparsa  religioso ,“o diabo”, e as profundezas de seu inferno, não haveria a necessidade da religião e as pessoas passariam , de fato,  a se desenvolverem espiritualmente e até materialmente, além de não confundirem uma figura como Baphomet a algo tão negativo... 

Mas há controvérsias quanto à sua origem. Textos do século X já mencionavam as características dessa figura enigmática, além de estar relacionado com muitos deuses pagãos das mitologias e lendas do Egito, dos Celtas, Índia, Grécia, dentre outras.

Na verdade, Baphomet é muito mais que um aglomerado de crenças seculares estapafúrdias e propositalmente aterrorizantes. Remontando sua história à época das cruzadas e , portanto, à aparente origem difamatória do mito “demoníaco”, percebe-se o real motivo por  que tal figura tenha sido associada às "forças malignas" .

Depois que os muçulmanos conquistaram a Palestina, a ordem dos cavaleiros templários (  cavaleiros de Cristo) e a Ordem de Malta ( Cavaleiros Hospitalários) -  fundadas durante as Cruzadas para defender os cristãos na Terra Santa  e que haviam se tornado extremamente ricos - acabaram retornando para a Europa com seus bens . O rei Filipe IV da França, extremamente perdulário e arrastando-se em dívidas (devendo inclusive aos próprios templários) , por sua vez, viu neles uma mina de ouro, e usou o papa Clemente V(que se permitiu usar pois só chegou ao papado por meio dos conchavos com este rei) para conseguir o que queria. E assim, para se apossarem dos bens dessas ordens, graças às falcatruas do rei, Clemente V intimou os líderes dessas duas ordens para responder a uma lista de falsas acusações, que incluíam : blasfêmia,  prática de paganismo (adoração a baphomet  ou “o bode”), cuspir na cruz, negar Cristo etc. Jacques de Molay, o grão-mestre templário, foi o primeiro a se apresentar, seguido de Foulques de Villaret, grão-mestre dos Hospitalários; que foi mais “esperto” , desembolsando uma fortuna como propina para se safar, acusando de Molay de comandar uma ordem satânica; provavelmente já tudo acertado com o rei e Clemente V, que precisavam dessa associação da ordem ao “maligno” para justificarem seus atos. O grão-mestre dos templários, por outro lado, em vez de ceder também e se vender, optou por manter sua integridade , declarando-se  inocente. Ao fim, a organização foi extinta, seus bens usurpados, vários membros foram capturados e muitos foram queimados na fogueira como hereges, incluindo de Molay. Segundo especulações , os membros que escaparam , acabaram dando origem a várias sociedades , desde então, secretas(hoje mais discretas que secretas), já que sempre haveria o medo de serem descobertos e considerados novamente como traidores.

Mas onde entra  Baphomet ?

Bem, o nome “Baphomet”, remontando então aos Templários ,  deveria ser soletrado  ,   cabalisticamente , de trás para frente  e , nesse sentido , observa-se que é composto de três abreviações:  tem.    ohp.   AB.  , ou  " Templi omnium hominum pacts abbas" -  “o pai do templo da paz de todos os homens”.  Arkon Daraul, um autor e professor da tradição Sufi e de magia, argumentou que o nome Baphomet veio da palavra árabe Abu fihama , que significa "O Pai do Entendimento".  Já no sistema cabalista de criptografia judeu chamado Atbash, que foi usado na tradução de alguns dos manuscritos do Mar Morto, quando  aplicaram esta cifra na palavra Baphomet , obteve-se:   “ Shin-Vav-Pe-Yod-Aleph" , sendo esta transposta para a palavra grega "Sophia", que significa "conhecimento/sabedoria " , "sabedoria divina",  sendo  também  sinônimo de "deusa”.

Segundo algumas sociedades secretas/discretas , Baphomet atua  no mundo trazendo o equilíbrio para os seres humanos , pois temos o lado positivo e negativo, e devemos estar em perfeito equilíbrio espiritual , emocional e psicológico . Já quanto sua simbologia imagética, podemos identificar ainda toda uma gama de conhecimentos simbólicos , herdados de inúmeras culturas através dos tempos : 

   Comecemos por sua cabeça. Sua imagem , apesar de aparentemente tosca e animalesca, representa os três princípios da Alquimia .Com características de chacal, touro e bode,as representações são:os chifres             ( cornucópia -" cornu copiae"=chifre da abundância) , simbolizando  sabedoria, virilidade e abundância, além de  também representarem   as duas colunas na Árvore da Vida, sendo o fogo o equilíbrio entre elas e a imagem da alma elevada acima da matéria  . O chacal simboliza o deus Anúbis  e também o “Mercúrio dos Sábios”. O Touro representa o elemento terra e o “Sal dos Filósofos”.Já o bode,representa a natureza animal e pecaminosa do homem, suas tendências egoístas e seus instintos mais básicos ; embora parte necessária da natureza dualista do ser humano, na qual o animal e o espiritual (simbolizado pela tocha incandescente  ou “luz divina” em sua cabeça)devam se unir em harmonia. Tal tocha ou luz , representaria ainda a iluminação e sabedoria/inspiração divinas.

A lua branca representa a magnanimidade de Chesed (Júpiter) e a lua negra o rigor de Geburah (Marte). O pentagrama em sua  testa(com a ponta para cima! ), é um símbolo de proteção e da magia, e representa Netzach (Vênus). As pernas cruzadas, associadas ao cubo,  representam Malkuth.

 As inscrições dos braços :  “Solve” no braço que aponta para cima e “Coagula” no braço que aponta para baixo, significam : Solve= “dissolver a luz astral” e coagula = “coagular esta luz astral no plano físico” , ou seja, tudo que você desejar e mentalizar no plano astral irá se manifestar no plano físico.  A posição desses braços (um para cima e outro para baixo) remete à “tábua esmeralda – Hermes Trismegistus”  ou  “Tudo o que está acima é como o que está abaixo”, ou ainda,   “Assim na Terra como no Céu” , podendo também ser feita  uma associação à carta do tarot  “ o mago”.

 As escamas da  imagem simbolizam o domínio sobre as águas ou, como no tarot , as emoções. Já as asas , o domínio sobre o Ar ou a razão. As patas de bode, domínio sobre a terra  ou o material , além da escalada espiritual. O fogo dos chifres , representando o domínio sobre este fogo. 

Os seios, tornando esta criatura andrógina ou hermafrodita , representam a maternidade e a fertilidade, simbolizando ainda o fato de que a alma não possui sexo e , estando a imagem em parte coberta e em parte vestida , a representação clara é a de que o corpo não esteja apenas no  plano material (simbolizado pelas roupas), mas , que por baixo desta matéria, também esteja presente seu espírito ( simbolizado pela parte nua). Baphomet está ainda sentado sobre o cubo; sendo este e o número 4 , também representantes do plano material. Estar sentado sobre ele simboliza ainda o domínio sobre este plano material.

 O falo desta criatura andrógina é a representação do Caduceu de Hermes, simbolizando o acionamento  da Kundalini e as energias sexuais ativadas, a virilidade e  o despertar  dos chakras.


Em suma, a integral representação de Baphomet,  alude também à figura da esfinge  (do grego sphingo = estrangular... "decifra-me ou te devoro" ) , a qual  imponente e , para alguns , assustadora;  guarda os portais iniciáticos, pelos quais os não-buscadores jamais passarão. 

Desconhecer e temer tal figura por pura ignorância dos fatos  , não procurando pelo conhecimento que edifica e liberta de atavismos históricos e preconceituosos , não é muito sábio. Mas  tal iluminação iniciática  jamais será para os covardes ... Baphomet parece que  seguirá afastando e repelindo o covarde  e o desconhecedor ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.