Uma
das grandes revoluções do século XX foi a subversão das estruturas
sociais,encerrando-se a longa era em que a maioria esmagadora da população
vivia plantando, colhendo seus alimentos e pastoreando seus rebanhos.
Nestes tempos anteriores , as perspectivas
do ser humano eram duradouras.Os laços familiares eram certos e
as comunidades tradicionais. Após essa
migração em massa para as cidades/fábricas, novas relações sociais e de
trabalho começam a surgir.
No campo religioso, o protestantismo modifica a ética. Na vida pública, o Estado
não é mais o grande regulador e o
trabalho não oferece o mesmo grau de fixidez de outrora.
Classes sociais ? Não mais
será possível definir-se apenas por elas.
Hoje , as identidades não são mais homogêneas. Todas essas perspectivas estão
modificadas e o indivíduo precisa posicionar-se
em outras identidades: de gênero , de lutas
sociais, de crenças ou não crenças...
Esse processo de urbanização, aliado à evolução tecnológica , acentuou a dilaceração
dos espaços públicos e tornou as relações humanas "líquidas", como define
o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, um
dos intelectuais mais respeitados da atualidade.
Analisando os fenômenos da pós-modernidade, Bauman observa o contraste entre a solidez do
capitalismo de base industrial e a imaterialidade corrente, tanto no plano da
circulação da informação e do conhecimento como no das relações, cujos laços,
diz ele, afrouxaram-se em benefício da formação de redes virtuais, fazendo o
autor uma distinção entre as comunidades de outrora e as redes sociais de hoje. Segundo
ele , antes tínhamos uma noção de pertencimento à uma comunidade. Nascia-se
nela, e esta , precedia o ser humano.
Agora, temos a rede e, ao contrário , ela é feita e mantida viva por duas
atividades diferentes: conectar e desconectar. Conectar será sempre fácil , mas o
maior atrativo da rede em comparação com a comunidade de antes é a facilidade
de se desconectar.
Para
Bauman , com a velocidade da comunicação , do transporte e das novas relações
sociais, estamos modificando nossa relação com o território.Temos um novo modelo
de relações em que os espaços - agora comprimidos e conectados - trarão uma série
de conseqüências para a sociabilidade e , esta vasta gama de transformações , segue gerando um número cada vez
maior de incertezas. De fato , não temos mais garantias acerca de nada...
...a não ser das sete faces , oferecidas pelo poeta...
Mundo ,mundo, já não mais tão vasto mundo ... Ainda que se chame Raimundo.
Embora
continue uma rima ,não
uma solução;
Mundo
,mundo, vasto mundo;
Cada
vez mais gauche nosso coração.
Mary Lúcia Oliveira.
Mary Lúcia Oliveira.
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