expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Colunista:

Colunista:

domingo, 26 de abril de 2015

HE FOR SHE

" HE  FOR  SHE "


Fonte da imagem:



          Recentemente, enviei este vídeo acima para algumas amigas , imaginando inocentemente que , no mínimo , geraria alguma comoção, discussão ou comentários. Nada. Fui retumbantemente ignorada.

     Perplexa com tal reação ou silêncio incômodo, comecei a pensar o que levaria mulheres a rejeitar silenciosamente o assunto : feminismo.

     Homens tendo esta reação , “vá lá !”.É  inaceitável , porém compreensível até certo ponto, afinal , sentem-se ameaçados em sua hegemonia e poder  , por não saberem exatamente( ou não quererem saber ) o que de fato venha ser feminismo . Mas,   mulheres,  tendo uma atitude  como esta , não seria um paradoxo?

     Enfim , parece que tanto homens quanto mulheres demonstram não conhecer claramente  o assunto.  É muito comum as  pessoas serem  contra  o feminismo sem sequer  entender  o que  ele significa.

     É corriqueiro escutar discursos do tipo: "...não sou feminista , sou feminina",  ou  "...não sou feminista  nem machista, acho que todos devem ser iguais".

     Bem , até para aqueles  que não cometem o ridículo de  falarem  sobre  algo que não conhecem (ou que pensam conhecer)  não é difícil perceber um acerta  confusão de premissas básicas nestes discursos , afinal , feminismo é tão somente   “...um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens ...”  ( ......se , neste exato momento , você está se contorcendo diante do computador  por achar  que esta definição está errada, sugiro que se controle , pesquise e se conforme......). SORRY !  Basicamente ,É SÓ ISSO  mesmo !




     Quando uma mulher  diz "...não sou feminista nem machista , acho que todos devem ser iguais " , na verdade está sendo incoerente e dizendo : "não sou feminista, mas sou feminista" pois , ser feminista , como já vimos, é exatamente isso :  lutar por direitos iguais .

     No geral, as pessoas são "contra" o feminismo sem sequer saber o que ele preconiza. Feminismo não prega ódio nem a dominação das mulheres sobre os homens. O feminismo pede  apenas um basta na dominação  de um gênero sobre outro e não é – e nem pretende  ser -     o contrário de machismo , até por que , machismo é um sistema de dominação e feminismo é uma luta por direitos iguais. E ainda , para os mais céticos :  feministas não  odeiam homens , não querem  se rebelar, dominar o planeta ou cortar fora os testículos dos homens, querem apenas igualdade de direitos , deveres e condições. É apenas uma questão de justiça !


     Assim, homens e mulheres que rejeitam o termo “feminista” , na verdade  não sabem de fato o que ele significa. Feminismo não é um conceito que você deva rejeitar. Se você é uma feminista, você acredita em liberdade , justiça e  oportunidades iguais para todos.





     Por que então tanto medo, tanta  celeuma , discursos  incoerentes  ou  silêncio?


     Bem, como todo sistema de dominação , para se manter o poder vigente é preciso instaurar  esquemas de dominação e de manutenção desta dominação (claros ou subjacentes). Fazer as próprias mulheres pensarem  que ser feminista as fará serem vistas  como anti-homens, agressivas e pouco atraentes  tem sido bastante eficiente(embora esta também seja uma permissão nossa, ou da maioria de nós ainda, infelizmente ...).                                                                                                                                                                               
    



                         E assim, diante da manutenção do machismo, do silêncio incômodo feminino ou da disseminação dos discursos incoerentes acerca do feminismo , a pergunta final é: quem perde ? 

Todos . 
Mulheres e homens.

     Vale ressaltar que  uma sociedade  machista também oprime os homens  por meio desse discurso e práticas machistas  de que eles têm que ser os machos provedores, que  precisam  ser durões, que não podem chorar nem  demonstrar nenhuma sensibilidade  afeita ao mundo  feminino para não serem  caracterizados como fracos.  
  









      Mas , se depois de toda esta informação  , você  ainda não sabe o que fazer , nem se deve fazer ou  se reconheça como  um  ser do tipo  resistente -preguiçosa (oso) , talvez  fique surpresa (o)  com este teste  abaixo.

Mary  Lúcia  Oliveira.




Teste divulgado pela jornalista e escritora -Clara Averbuck



Teste simples pra saber se você é uma pessoa que se identifica com o feminismo.

Vai encarar ? 


TESTE:

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?

3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?<

4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?

5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?<

6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?

7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?

8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?

9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?

10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Respondeu sim pra tudo?

Está confortável na cadeira?

Você é pró-feminismo, ou até... Feminista! Uau!

Você não precisa ser ativista para ser feminista. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Se você acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres, você é feminista.

As pessoas confundem feminismo com um monte de coisas. As pessoas têm medo da palavra FEMINISMO.

Feminismo. Feminista. Feminismo. Feminista. FE-MI-NIS-MO.

Feminismo é sobre liberdade.


E é difícil ser realmente livre neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.