expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Colunista:

Colunista:

domingo, 20 de dezembro de 2015

Aos Preparados - Ou de Como Tudo Pode Não Ser Bem O Que É





Dia desses , ouvi alguém fazer um comentário maldoso acerca de um desses programas religiosos de TV. Que estejam  todos dentro do esquema capitalista , “vá lá...” , mas daí a achar que uns detêm  mais a verdade religiosa que outros é , para dizer o mínimo, ridículo , afinal , o fiel terá sempre que acreditar em  dogmas ( e portanto algo que não se pode provar)  e participar de algum ritual.

Sinceramente , não consigo ver grande  diferença entre o sacrifício humano dentro de rituais  religiosos  de tempos remotos  e  os rituais  ( sim , são rituais também ! ) dentro de uma missa , culto , giras, sessões mediúnicas e outros tantos...  Em uma  definição dicionarizada  para ritual:  “...ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.”  Ou seja, desde o sacrifício imposto às virgens por uma boa colheita , não mudamos tanto assim ; apenas tornamos o ambiente religioso um tanto mais asséptico ...   ...  aquele sangue todo devia dar muito trabalho para limpar depois...

Isso lhe parece cruel , caro(a) leitor(a) ? Não , são apenas os fatos , sem máscaras , disfarces  ou embustes. Mas eu sei , é muito difícil aceitar verdades para as quais estamos sendo treinados a boicotar desde sempre, entretanto, você está preparado(a) para , ao menos , escutar  vozes diferentes , que podem , inicialmente, serem dissonantes da “realidade” que te apresentaram desde há muito ?  Está? Será ? 

Bem, então ,  quero lhe fazer um convite , nobre leitor(a) ! Vamos brincar de  “e  se ...?”

E se daqui a alguns anos formos considerados  tão místicos e atrasados como os “bárbaros” de tempos remotos , cuja religiosidade baseava-se em  sacrifícios , práticas e crenças  hoje consideradas ultrapassadas?

Para começarmos ,e  se  pegarmos, por exemplo ,um grande  nome  cristão -  Jesus - e , ao menos , aceitarmos uma discussão acerca de sua real existência, como ser mítico  e , de repente, esbarrarmos em estudos sérios (a teoria do mito de Cristo - também conhecido como Jesus mítico ou a hipótese da inexistência de Jesus) que mostram que a figura de Jesus de Nazaré , provavelmente, não tenha sido de fato uma pessoa histórica , mas sim,  um personagem fictício ou mitológico , criado pela comunidade cristã primitiva ?

Os proponentes desta tese ; os  pensadores do Iluminismo francês,  Constantin-François Volney e Charles François Dupuis na década de 1790 ; Bruno Bauer e Arthur Drews, no século 20 e mais recentemente, GA Wells, Alvar Ellegård e Robert M. Price , tendo a ideia ganhado a  atenção do público moderno por meio de autores como:Richard Dawkins, Christopher Hitchens e o filósofo francês Michel Onfray , alegam que textos , ocorrências ou frases associados com a figura de Jesus no Novo Testamento podem ter sido elaborados a partir de uma ou mais pessoas que realmente existiram, mas que nenhum destes  poderiam ser considerados  como  fundadores  do cristianismo. Os estudiosos envolvidos neste estudo buscam evidências de um Jesus histórico  -  e não apenas de uma figura mitológica – pois acreditam que sua existência poderia ser comprovada por meio de documentos ou outras evidências mais substanciais . Exatamente por isso , muito do material acerca de Jesus no Novo Testamento carece de comprovação factual e , segundo os estudiosos, não deve ser levado ao “pé da letra”.

Os argumentos utilizados por estes pesquisadores   para apoiar a teoria  enfatizam a ausência de referências  sobre a vida de Jesus que não sejam as  cristãs no século I, e ainda ,que o cristianismo possa ter surgido  organicamente do judaísmo helenístico , baseando-se (quase uma cópia) em paralelos do Jesus histórico com os deuses gregos, egípcios entre outros, especialmente aqueles que possuem mitos sobre a morte e ressurreição...”  Pois é, parece que ouve plágio religioso , minha gente !

Vejam isso:

Tamuz: deus da Suméria e Fenícia, morreu com uma chaga no flanco e, três dias depois, levantou-se do túmulo e o deixou vazio com a pedra que o fechava a um lado. Belém era o centro do culto a Tamuz.
Hórus - 3000 a.C.:
Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua.Nasceu de  Isis, de forma milagrosa, sem envolvimento sexual.Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro.Consta que ressuscitou um homem de nome EL-AZAR-US ( não lembra Lázaro?)
Um de seus títulos é "Krst" ou "Karast".Lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Set (divindade comparada a Satã). Foi batizado com água por Anup e era representado por uma cruz.
A trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Rá (comparado ao Espírito Santo).
Mitra - séc. I a.C.:
Originalmente um deus persa, mas foi adotado pelos romanos e convertido em deus Sol, era o intermediário entre Ormuzd (Deus-Pai) e o homem. Seu  nascimento é comemorado em 25 de dezembro.Nasceu de forma milagrosa, sem envolvimento sexual. Pastores vieram adorá-lo, com presentes como ouro e incenso,                                                                          
e   viria livrar o mundo do seu irmão maligno, Ariman.
 Era considerado um professor e um grande mestre viajante .
 identificado com o leão e o cordeiro.
Seu dia sagrado era domingo -"Sunday" -  "dia do sol", centenas de anos antes de Cristo e  sua festa era no período que se tornou mais tarde a Páscoa cristã. Também possuiu  doze companheiros ou discípulos , além de igualmente  executar milagres, tendo sido  enterrado em um túmulo e após três dias ressuscitado, sendo comemorada tal ressurreição a cada ano.
Átis (Frígia / Roma) - 1200 a.C.:
Também nasceu a  25 de dezembro , de  uma virgem. Tendo sido  crucificado  e ressuscitado ao terceiro dia  também.
Buda - séc. V a.C.:
Sua missão de salvador do mundo foi profetizada quando ele ainda era um bebê. Por volta dos 30 anos inicia sua vida espiritual. Foi impiedosamente tentado pelas forças do mal enquanto jejuava.Caminhou sobre as águas (Anguttara Nikaya ). Ensinava por meio de parábolas, inclusive uma sobre um "filho pródigo". A partir de um pão alimentou 500 discípulos, e ainda sobrou (Jataka). Transfigurou-se em frente aos discípulos, com luz saindo de seu corpo. Após sua morte, ressuscitou (apenas na tradição chinesa).
Baco / Dionísio - séc. II a.C.: (Deus grego-romano do vinho).Nascido da virgem Sémele (que foi fecundada por Zeus).Quando criança, quiseram matá-lo.Fez milagres, como a transformação da água em vinho e a multiplicação dos peixes. Após sua morte, ressuscitou. Era chamado de "Filho pródigo" de Zeus.
Hércules - séc. II a.C.:
Nascido da virgem Alcmena, que foi fecundada por Zeus.Seu nascimento também é comemorado em 25 de dezembro. Foi impiedosamente tentado pelas forças do mal (Hera, a ciumenta esposa de Zeus).Sua esposa ,  causadora de sua morte.arrepende-se  e se mata enforcada. Em sua morte ,momento no qual ocorre um terremoto e um eclipse do Sol,  estão presentes: sua mãe e seu discípulo mais amado (Hylas).Ressuscita e ascende aos céus.
Krishna - 3228 a.C.:
Um avatar do Deus Vishnu ( avatar: uma espécie de  personificação ou encarnação de um deus). Igualmente , nasceu de uma virgem, Devaki ("Divina")  no dia 25 de dezembro. Uma estrela  também avisou  sua chegada. É a segunda pessoa da trindade e também foi perseguido por um tirano que promoveu o massacre de milhares de crianças. Da mesma forma , fez milagres e ,em  algumas tradições , morreu em uma árvore, tendo ressuscitado após a morte.

Enfim , chocado ? Perplexo com tantas  “ coincidências  biográficas “  ? Prefere não pensar sobre o assunto ? Bem , a escolha é de cada um . Mas , segundo os defensores de "O Mito de Cristo", isto prova o quanto os  autores dos Evangelhos, ao escreverem as histórias de vida de Jesus, tomaram emprestados relatos e feitos de outros deuses antigos ou heróis. Como sociedade , fazemos isso ainda  hoje. Até as constituições dos países tomam emprestadas as experiências ou as leis de outros ao conceberem suas próprias leis...

Muitos ainda podem dizer: “ Ah ! Mas há relatos históricos sim !  E  o historiador Flávio Josefo, por exemplo  ? “   Bem , embora sejam muito  frequentemente citados  como  evidência  da passagem de um Jesus histórico , historiadores antigos como: Flávio Josefo, Tácito, Suetônio e outros , possuem relatos advindos de outros relatos .Suas histórias são derivadas e , portanto, não originais. O mais antigo deles - Flávio Josefo - por exemplo, nasceu, no mínimo, cinco anos após a suposta morte de Jesus. Não há  testemunhos diretos dos fatos. Além disso, alguns parágrafos dos livros de Josefo são questionados, supondo-se que foram mais tarde interpolações cristãs. E  ainda, mesmo os  antigos relatos não-cristãos de Jesus foram escritos quando o Cristianismo já estava  generalizado.



Bem, ainda há os mais radicais que sequer aceitam a existência de um Jesus (homem) ao qual foram acrescentados feitos míticos ,  afirmando  que Jesus simplesmente não existiu,  ou uma outra corrente que diz que Jesus seria um extraterrestre. Contudo , antes de rolar de rir , leia  na bíblia “ EZEQUIEL -cap. I”   e tente colocar-se  na pele do personagem que tem a “visão do carro divino”. Se você estivesse lá , naquele momento,  e visse um suposto extraterrestre , você, que não conhecia  luz , motores, energia de espécie alguma , não teria descrito a visão de um suposto ovni de uma forma muito parecida ,  como se estivesse tendo uma visão divina , como a descrita pelo personagem bíblico em questão ?




..........Mas , e você Mary , o que acha ? 
Bem, não sei ao certo . 
Euzinha fui criada na culpa católica 
e já faço muito em tentar deixar minha mente aberta...



E só para complicar um pouquinho...


Mary  Lúcia  Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.