expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Colunista:

Colunista:

domingo, 8 de março de 2015

Dança de Salão – Bolero de Ravel.



     Tem gente que possui uma forma muito limitada de ver a vida. Dia desses , em uma aula de dança de salão , escuto alguém dizendo: bolero? Isso é coisa de  velho ! Pensei em dizer: Não , criatura ! Bolero , além de ser a base dançante até mesmo p/ o samba (quadradinho...), é vida , é paixão, é sexo..... Mas não tive coragem. Não, não ! Não foi pudor não. Apenas raciocinei um pouquinho e percebi  que , para algumas pessoas , paixão , amor e sexo , só em outras paragens...ou no “pancadão”! Ah ! Se soubessem !! Até nos “Cânticos dos Cânticos”,  da Bíblia, pode-se encontrar tudo isso (devidamente velados , é claro...).

     Tributo sonoro à sensualidade , embora tenha sido feita somente para ser dançada , já que não há música nesta peça ; Bolero de Ravel , apesar de ter  um tom aparente e oportunamente marcial , demonstra bem o embate corporal numa verdadeira luta pelo prazer.


     Do início ao fim da obra, com duração aproximada de 15 minutos,“Bolero”,de M. Ravel, é a materialização sonora de um ato sexual.

     Os minutos iniciais representam a sedução,  o embate inicial, o princípio do amor, a cumplicidade do casal, beijos leves e o despir dos corpos.Nos minutos seguintes, os corpos já nus se procuram num confronto  frenético em que zonas erógenas são ativadas , tornando a penetração , conseqüência inevitável; enquanto segue-se num crescendo sonoro.

    Em um dado momento , a peça se torna ainda mais dinâmica: na representação do  vaivém de corpos suando,a mente é envolvida pela música que a penetra, ditando o ritmo da atividade sexual , na qual toda  volúpia , desejo e instinto primitivo explodem num orgasmo...


...


     Hoje, o “estilo bolero” já não guarda esta exata proporção rítmica entre som e progressão sensual no decorrer da música – ao menos não vejo -  mas, na maioria delas,pelo menos o final, parece quase sempre lembrar o êxtase efêmero do orgasmo.

     Isso você também vê no “pancadão”....... - ....... - .....  mas não com esta beleza e progressão rítmica. Não há ritmo com uma nota só. Só suor ! Mas há quem goste...

...Ah! E se você vier a procurar no “Google-imagens” por: “bolero” , vai se decepcionar com a  quantidade de peças do vestuário feminino -antigas e novas - que irão aparecer diante de suas retinas , ávidas por beleza e ritmo ... 






Puro deleite:

" Bolero de Ravel "
por: Roland Petit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.